educar


Ser educador no Aldeia das Crianças é uma oportunidade de ressignificar a criança interna, a própria experiência e vivência no mundo. Um lugar onde todos podem se expressar na sua potência.

idealizadação e direção

Isabela Meirelles Tavares
Formada em Pedagogia pela PUC-SP. Pós-graduada em Educação Lúdica pelo ISE e em Gestão e Criação de Novos Negócios pela FGV- SP. Especialista em Processos de Escutas Antropológicas de Infâncias. Foi professora nas escolas Móbile, Vera Cruz e Casa Redonda. Pesquisadora do Movimento dos Quintais Brincantes. Mãe de Arthur e Sofia. A maternidade mudou seu olhar para as Culturas das Infâncias e a impulsionou a aprofundar sua busca por uma educação sensível, que acolhe e escuta as crianças com inteireza.

Desse impulso, em 2016, nasce a coragem para criar o Aldeia das Crianças, juntamente com sua então sócia Nathalie Etchenique Gueisbuhler, e em parceria com o Coworking Aldeia445, localizado no bairro de Pinheiros. Em 2018 o Aldeia das Crianças encontra uma nova casa, agora em Perdizes, e passa a acolher ainda mais crianças e famílias.


equipe
Ana Maria Soubhia
Formada em artes visuais pela Slade School of Fine Arts em Londres e atualmente cursando Pedagogia pelo Instituto Singularidades. É artista visual, artesã e arte-educadora. Há 3 anos iniciou o trabalho com arte-educação e Ateliê em ONGs da área sócio-educativa. Acredita que a vida precisa de encantamento, encontrando nas infâncias, na arte, no simbólico, nos encontros e na natureza seus maiores encantos.


Carolina Paixão
Observadora de crianças e suas naturezas, bióloga, mestre em Geografia, mãe da Serena, guia de suas metamorfoses. Pesquisadora livre em escuta e comunicação não violenta. Escritora de essencialidades. Criadora da Casa Curiosa. Co-criadora o Movimento dos Quintais Brincantes.

Carolina Souza Correia
Conhecida por todos como Lol, há 15 anos cuidando de crianças como babá, atuou como auxiliar em duas escolas de educação infantil, na Bahia, antes de se mudar para São Paulo. Está em busca de conhecimento para se aprofundar na educação: além de algumas formações na Casa Redonda, está cursando Pedagogia Profunda, com Céline Lorthiois, e em breve inicia sua graduação em Pedagogia. Com sensibilidade, delicadeza e uma alma cantante e brincante, sua presença encanta e envolve as crianças. “Sinto algo tão profundo quando envolve o universo da criança e da maternidade, que simplesmente me permito nessa troca de amor…”

Cícera Lima Leite da Silva
Conhecida por toda gente como Leandra, cuida com muito amor de nossa casa e de todas as pessoas que nela habitam. Mãe do Lucas, não há quem não se encante com sua presença, seu olhar sempre atento ao todo, seu colinho de mãe, suas surpresas nos lanchinhos e outros tantos cuidados diários... Com um sorriso que se estende ao rosto todo, Lê traz muita alegria ao Aldeia.

Demis Menéndez Sánchez 
Autodidata. Escritor, roteirista, arte-educador, brincante e produtor cultural. Pai de Benjamín e Nina América. Nascido em La Habana, Cuba, mora há 15 anos no Brasil. Trabalha na área da educação infanto-juvenil desde 2007, vinculado a ONGs da área sócio-educativa e casas de brincar. Nos últimos anos encontrou-se nas experiências do livre brincar e do papel do brincante no espaço Brincando no Pé. De lá para cá, quando alguém pergunta “onde você trabalha”, responde: “eu não trabalho, eu brinco”. É fundador do Sarau das Américas. Autor dos livros “¿Cómo le crecen los senos a las niñas?”, “El niño puede”, e “Gizamundo” (este último publicado no Brasil pela editora Peirópolis), que orbitam o universo infantil; e de outras publicações, que transpassam para outros universos.




Janaina Amorim da Silva
Artista e educadora, nascida e criada em Recife - PE, terra do frevo, maracatu, ciranda, coco, e tantas outras que a fizeram ser, estar e acreditar neste mundo. Gosta de falar de suas origens, pois foi onde tudo começou: a paixão pela arte, as brincadeiras de roda, as histórias de boca e o cuidado e amor pela natureza. Formada em Humor na SP Escola de Teatro. Como artista-educadora, passou por algumas instituições e quintais, desenvolvendo atividades com crianças, adolescentes e jovens. Acredita na poética da infância como força de criação e de guia.

Luciana Terepins
Curiosa e atenta ao ser humano, buscou na Psicologia conhecimento para entender melhor o ‘ser’ e o ‘humano’ desde o nascimento. Durante o mestrado em observação de bebês na Tavistock em Londres, pôde experimentar o desenvolvimento dos pequenos, do nascimento até os 5 primeiros anos de vida. A maternidade enriqueceu sua busca e entendimento a respeito da infância.

Mariana Herrerias Reis
Formada em Licenciatura em Artes Visuais pela FAAP, é artista e educadora. Durante a graduação se encantou pela primeira infância pesquisando nos livros infantis um portal de comunicação e construção com os pequenos. Acreditando nas sutilezas como moventes da vida, elenca o afeto, o acolhimento, a brincadeira livre, a escuta e a imaginação criativa como matérias fundamentais para sua prática artística pedagógica.

Nathaly Assis
Com formação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho, atuou ativamente na educação em diferentes contextos, seja em oficinas educacionais com idosos ou atividades recreativas em ONGs.
Atualmente, encontra-se na educação infantil e acredita na arte do afeto para conectar-se com o eu, o outro e o mundo. Carrega consigo sua essência genuína de escuta, consciência, acolhimento, liberdade e respeito pelas infâncias e a integralidade de cada ser.

Rute Bersch
Formada em Arquitetura e Urbanismo, colaborou como educadora em projetos de co-criação desde 2015, quando seu filho completou 1 ano. Desde então, tem estudado e se interessado por temas ligados à educação na primeira infância. Gosta de pensar sobre a vida a partir do universo infantil - livre de preconceitos, paradigmas, crenças, certezas -, e de se conectar com as pequenas através das delicadezas, seja num gesto, num sopro, numa flor que traz do seu caminho.