nossos valores
confiança
A confiança é o primeiro passo para os encontros que acontecem no Aldeia das Crianças. Antes de tudo, a família confia no nosso cuidado para entregar sua filha ou seu filho; depois, a criança confia nos educadores e também nas outras crianças, e assim se abre para novas relações. A confiança do adulto na criança é base estruturante para que ela crie as brincadeiras e situações necessárias para conhecer a si e aos outros, descobrir o mundo em sua volta, e consequentemente crescer e se desenvolver. Confiamos na vida!
olhar
Cada ser é único! Ao nos aproximarmos de uma criança que chega, prestamos muita atenção ao que ela traz e vamos ao encontro dela: nos conectamos com o que sente, observamos quem é, por onde explora, o que nos mostra, seus gestos, suas palavras e expressões…
Ao fazer o exercício de estar presentes e sintonizados com as crianças, conseguimos identificar o que está por trás de seus movimentos, compreender suas elaborações mais profundas, perceber diferentes camadas do que pulsa dentro delas. Um olhar atento e cuidadoso permite ao educador enxergar através das sutilezas.
escuta
A escuta sensível ancora todo nosso trabalho! Inicialmente, fazemos uma conversa íntima com cada família para trocar sobre seu percurso desde a chegada da criança. Esse canal permanece presente nas conversas na porta e em outras reuniões individuais. Temos encontros mensais com todas as famílias, onde aprofundamos os laços e as percepções coletivas sobre cultura da infância, educação, parentalidade e outros temas que consideramos fundamentais.
Com a equipe, buscamos um diálogo aberto e além das trocas diárias nos reunimos semanalmente para compartilhar as percepções e impressões sobre as crianças e nossa prática, e planejar os próximos passos. Em nosso dia a dia, percebemos que as crianças demonstram seus interesses e se comunicam de diversas maneiras. Assim, a escuta atenta possibilita que nossa conexão com elas aconteça de forma múltipla, com amor e respeito.
encontro
Os encontros que acontecem no Aldeia das Crianças são muito especiais! Observamos que a convivência entre crianças de diferentes idades possibilita que muitas vezes as mais velhas cuidem e compartilhem aprendizados com as mais novas, e as mais novas aprendam e se inspirem nas mais ‘vividas’. Cultivamos um princípio de respeito ao espaço e o corpo de si e do outro. Com esse valor preservado, queremos possibilitar que as crianças construam relações respeitosas e saudáveis, sabendo reconhecer os próprios limites e os limites do outro. Assim, os encontros das crianças entre si, com os adultos, com o ambiente e as experiências, são muito potentes! Todos aprendemos muito sobre nós mesmos e sobre o mundo a partir do encontro com o outro.
brincar
Brincar é a linguagem universal da criança, é a forma como ela começa a viver a vida. As brincadeiras de uma criança tem um sentido espiritual: é sua maneira de se (re)conhecer no mundo.
É pelo brincar que a criança elabora o mundo que a cerca, as relações e seus sentimentos mais profundos. Por essa razão os jogos simbólicos - faz de conta - aparecem tanto na infância! Eles trazem a oportunidade delas experimentarem diferentes papéis.
Brincar é um momento de interação ou não com o outro, de viver o presente com prazer e alegria, ou até mesmo de viver os sentimentos que podem ser mais difíceis de serem expressados no mundo real. Na fantasia, tudo é possível.
Ao brincar, o tempo que a criança vive é o aqui e o agora: ela se entrega totalmente! Por isso a importância de preservar esse TEMPO, tão sagrado para elas.
alegria
Assumimos a alegria como um de nossos valores após alguns anos de existência. Sendo parte da nossa prática desde sempre, percebemos que a alegria é também uma escolha: optar por estar alegre diante dos desafios do cotidiano. A alegria, portanto, como um estado de bem-estar no encontro com as crianças. Em latim, a origem da palavra alegria significa “ânimo leve, contente”.
amor
O amor é o valor central do Aldeia das Crianças, é a base das nossas relações. Os encontros, a transformação, a conexão e a possibilidade de SER, só acontecem quando existe amor. Para nós, o amor é uma ação e uma responsabilidade - um compromisso com cada criança que chega. É ele que possibilita uma abertura verdadeira ao outro; legitimar os sentimentos, sejam quais forem; permite errar e acertar. Para cuidar é preciso amar. Cada criança — cada ser — nos toca em diferentes lugares; e o amor nos dá a chance de aceitar cada uma como é!
ser
Somos um espaço — para muitas o primeiro — onde a criança se experimenta fora do ambiente familiar. Um lugar onde é permitido acessar, reconhecer e nomear todos os sentimentos, lugar para conhecer a própria essência e ser quem é. Nosso trabalho é apoiar cada criança tanto a ter discernimento do que é bom para si e para os outros, quanto a confiar em sua capacidade de autonomia na construção do seu próprio ser. Com suas necessidades autênticas atendidas e tendo liberdade de escolha, de movimento, de experimentar, errar, criar, brincar, a criança está se conhecendo profundamente e o que guia suas ações é sua alma — e não o desejo de suprir a expectativa do outro. Nossa real intenção é que crianças e adultos reconheçam suas singularidades, se sintam amados e confiantes de quem são, e se apropriem de suas vidas com coragem. Vemos a cada dia o milagre que é dar às pequenas a oportunidade de expressar a mais pura verdade de sua alma.
nossos valores
confiança
A confiança é o primeiro passo para os encontros que acontecem no Aldeia das Crianças. Antes de tudo, a família confia no nosso cuidado para entregar sua filha ou seu filho; depois, a criança confia nos educadores e também nas outras crianças, e assim se abre para novas relações. A confiança do adulto na criança é base estruturante para que ela crie as brincadeiras e situações necessárias para conhecer a si e aos outros, descobrir o mundo em sua volta, e consequentemente crescer e se desenvolver. Confiamos na vida!
olhar
Cada ser é único! Ao nos aproximarmos de uma criança que chega, prestamos muita atenção ao que ela traz e vamos ao encontro dela: nos conectamos com o que sente, observamos quem é, por onde explora, o que nos mostra, seus gestos, suas palavras e expressões…
Ao fazer o exercício de estar presentes e sintonizados com as crianças, conseguimos identificar o que está por trás de seus movimentos, compreender suas elaborações mais profundas, perceber diferentes camadas do que pulsa dentro delas. Um olhar atento e cuidadoso permite ao educador enxergar através das sutilezas.
escuta
A escuta sensível ancora todo nosso trabalho! Inicialmente, fazemos uma conversa íntima com cada família para trocar sobre seu percurso desde a chegada da criança. Esse canal permanece presente nas conversas na porta e em outras reuniões individuais. Temos encontros mensais com todas as famílias, onde aprofundamos os laços e as percepções coletivas sobre cultura da infância, educação, parentalidade e outros temas que consideramos fundamentais.
Com a equipe, buscamos um diálogo aberto e além das trocas diárias nos reunimos semanalmente para compartilhar as percepções e impressões sobre as crianças e nossa prática, e planejar os próximos passos. Em nosso dia a dia, percebemos que as crianças demonstram seus interesses e se comunicam de diversas maneiras. Assim, a escuta atenta possibilita que nossa conexão com elas aconteça de forma múltipla, com amor e respeito.
encontro
Os encontros que acontecem no Aldeia das Crianças são muito especiais! Observamos que a convivência entre crianças de diferentes idades possibilita que muitas vezes as mais velhas cuidem e compartilhem aprendizados com as mais novas, e as mais novas aprendam e se inspirem nas mais ‘vividas’. Cultivamos um princípio de respeito ao espaço e o corpo de si e do outro. Com esse valor preservado, queremos possibilitar que as crianças construam relações respeitosas e saudáveis, sabendo reconhecer os próprios limites e os limites do outro. Assim, os encontros das crianças entre si, com os adultos, com o ambiente e as experiências, são muito potentes! Todos aprendemos muito sobre nós mesmos e sobre o mundo a partir do encontro com o outro.
brincar
Brincar é a linguagem universal da criança, é a forma como ela começa a viver a vida. As brincadeiras de uma criança tem um sentido espiritual: é sua maneira de se (re)conhecer no mundo.
É pelo brincar que a criança elabora o mundo que a cerca, as relações e seus sentimentos mais profundos. Por essa razão os jogos simbólicos - faz de conta - aparecem tanto na infância! Eles trazem a oportunidade delas experimentarem diferentes papéis.
Brincar é um momento de interação ou não com o outro, de viver o presente com prazer e alegria, ou até mesmo de viver os sentimentos que podem ser mais difíceis de serem expressados no mundo real. Na fantasia, tudo é possível.
Ao brincar, o tempo que a criança vive é o aqui e o agora: ela se entrega totalmente! Por isso a importância de preservar esse TEMPO, tão sagrado para elas.
alegria
Assumimos a alegria como um de nossos valores após alguns anos de existência. Sendo parte da nossa prática desde sempre, percebemos que a alegria é também uma escolha: optar por estar alegre diante dos desafios do cotidiano. A alegria, portanto, como um estado de bem-estar no encontro com as crianças. Em latim, a origem da palavra alegria significa “ânimo leve, contente”.
amor
O amor é o valor central do Aldeia das Crianças, é a base das nossas relações. Os encontros, a transformação, a conexão e a possibilidade de SER, só acontecem quando existe amor. Para nós, o amor é uma ação e uma responsabilidade - um compromisso com cada criança que chega. É ele que possibilita uma abertura verdadeira ao outro; legitimar os sentimentos, sejam quais forem; permite errar e acertar. Para cuidar é preciso amar. Cada criança — cada ser — nos toca em diferentes lugares; e o amor nos dá a chance de aceitar cada uma como é!
ser
Somos um espaço — para muitas o primeiro — onde a criança se experimenta fora do ambiente familiar. Um lugar onde é permitido acessar, reconhecer e nomear todos os sentimentos, lugar para conhecer a própria essência e ser quem é. Nosso trabalho é apoiar cada criança tanto a ter discernimento do que é bom para si e para os outros, quanto a confiar em sua capacidade de autonomia na construção do seu próprio ser. Com suas necessidades autênticas atendidas e tendo liberdade de escolha, de movimento, de experimentar, errar, criar, brincar, a criança está se conhecendo profundamente e o que guia suas ações é sua alma — e não o desejo de suprir a expectativa do outro. Nossa real intenção é que crianças e adultos reconheçam suas singularidades, se sintam amados e confiantes de quem são, e se apropriem de suas vidas com coragem. Vemos a cada dia o milagre que é dar às pequenas a oportunidade de expressar a mais pura verdade de sua alma.