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somos

Um lugar amoroso para brincar, criar e explorar o mundo e as relações com tempo, afeto, respeito e acolhimento.

O Aldeia das Crianças é um espaço de educação fundamentado na prática de cuidar, honrar e preservar as culturas das infâncias.

Um lugar potente de aprendizagem, tanto para as crianças quanto para os adultos que com elas se relacionam.

Nosso maior lugar de pesquisa é a escuta das crianças, que são nossas grandes mestras.

Escolhemos como valores que sustentam nossa prática:
CONFIANÇA, OLHAR, ESCUTA, ENCONTRO, ALEGRIA, BRINCAR, AMOR, SER.

nossa prática

Nossa prática se baseia na presença e na observação. O exercício da presença pede inteireza, atenção e fluidez na conexão consigo, com as crianças e com o ambiente em volta. A observação pressupõe olhar, espera, tempo. Aquietar. Silenciar a voz, o corpo, a mente, abrindo espaço para uma escuta do campo sutil; daquilo que não é dito, mas sentido. Uma escuta que ultrapassa os ouvidos e se amplia para o corpo e a alma; que vem do coração, e acessa e acolhe a intuição. A prática da observação permite o não julgamento das situações que se apresentam, e assim evitar antecipações ou intervenções desnecessárias; oferecendo à criança a chance de encontrar as próprias respostas e caminhos. A partir do olhar atento e cuidadoso, preparamos ambientes e atividades, considerando os interesses do grupo e as singularidades de cada criança, na intenção de ampliar suas pesquisas e responder algumas de suas perguntas. Damos o apoio necessário para continuarem vivenciando o fluxo de sua existência, respeitando o outro e o espaço coletivo. Os brinquedos disponíveis, os materiais, os livros, o tecido das almofadas, a pia baixa para lavar louça, o trocador com escada… todas essas e outras escolhas dispostas em nosso espaço têm uma intenção. Como podemos apoiar cada criança em suas potências e desafios? Refletimos continuamente sobre essas intenções, considerando o que está por trás de cada uma, e relembrando, através delas, os nossos valores. Confiamos, também, na potência do brincar livre; e entendemos que oferecer convites às crianças pode favorecer novos encontros, novas pesquisas, e apoiá-las a ampliar suas investigações sobre si e o mundo.
Os ambientes preparados, portanto, chegam como uma proposição aberta, sem um fim idealizado; e o que pode brotar de cada convite nasce da interação da(s) criança(s) com os mesmos. Para isso, acreditamos que a estética e as materialidades fazem toda a diferença! Sabe quando olhamos uma flor bonita e ela nos traz um bem estar, um sentimento bom? É sobre essa estética, que mora nos pequenos detalhes, que gostamos de pensar. Quando preparamos um ambiente pensamos na sensibilização para o belo e priorizamos materiais naturais. Gostamos de usar materiais não estruturados, pois possibilitam que as crianças usem a imaginação para suas próprias criações. O Aldeia das Crianças, ainda, é um espaço de constante formação para os adultos – educadoras, educadores e famílias. Acreditamos que a melhor maneira de educar uma criança acontece por meio da auto-educação e do autoconhecimento. Quanto mais nos conhecemos e tomamos consciência de nossas expectativas, idealizações e julgamentos, melhor conseguimos nos conectar com a(s) criança(s) e enxergá-las em sua essência. Somente podemos oferecer a elas o que estiver integrado em nós; e olhar para nossa criança interior é inevitável. Por fim, temos consciência de nossa responsabilidade com todas as crianças e suas famílias. A ética é a base das nossas escolhas, por essa razão honramos a transparência e a verdade em nossas relações. Buscamos uma relação harmoniosa entre todas e todos da comunidade.

referências

Escolhemos algumas INSPIRAÇÕES e REFERÊNCIAS que nos  apoiam na construção de nossa metodologia: Casa Redonda (Maria Amélia Pinho Pereira - Péo), Pedagogia Profunda (Celine Lorthiois), Educação Viva e Consciente (Ivana Jauregui), Educação Ativa, Maria Montessori, Rudolf Steiner, Emmi Pikler, Carl Gustav Jung, Ana Thomaz, Humberto Maturana.

somos

Um lugar amoroso para brincar, criar e explorar o mundo e as relações com tempo, afeto, respeito e acolhimento.

O Aldeia das Crianças é um espaço de educação fundamentado na prática de cuidar, honrar e preservar as culturas das infâncias.

Um lugar potente de aprendizagem, tanto para as crianças quanto para os adultos que com elas se relacionam.

Nosso maior lugar de pesquisa é a escuta das crianças, que são nossas grandes mestras.

Escolhemos como valores que sustentam nossa prática:
CONFIANÇA, OLHAR, ESCUTA, ENCONTRO, ALEGRIA, BRINCAR, AMOR, SER.

nossa prática

Nossa prática se baseia na presença e na observação. O exercício da presença pede inteireza, atenção e fluidez na conexão consigo, com as crianças e com o ambiente em volta. A observação pressupõe olhar, espera, tempo. Aquietar. Silenciar a voz, o corpo, a mente, abrindo espaço para uma escuta do campo sutil; daquilo que não é dito, mas sentido. Uma escuta que ultrapassa os ouvidos e se amplia para o corpo e a alma; que vem do coração, e acessa e acolhe a intuição. A prática da observação permite o não julgamento das situações que se apresentam, e assim evitar antecipações ou intervenções desnecessárias; oferecendo à criança a chance de encontrar as próprias respostas e caminhos. A partir do olhar atento e cuidadoso, preparamos ambientes e atividades, considerando os interesses do grupo e as singularidades de cada criança, na intenção de ampliar suas pesquisas e responder algumas de suas perguntas. Damos o apoio necessário para continuarem vivenciando o fluxo de sua existência, respeitando o outro e o espaço coletivo. Os brinquedos disponíveis, os materiais, os livros, o tecido das almofadas, a pia baixa para lavar louça, o trocador com escada… todas essas e outras escolhas dispostas em nosso espaço têm uma intenção. Como podemos apoiar cada criança em suas potências e desafios? Refletimos continuamente sobre essas intenções, considerando o que está por trás de cada uma, e relembrando, através delas, os nossos valores. Confiamos, também, na potência do brincar livre; e entendemos que oferecer convites às crianças pode favorecer novos encontros, novas pesquisas, e apoiá-las a ampliar suas investigações sobre si e o mundo.
Os ambientes preparados, portanto, chegam como uma proposição aberta, sem um fim idealizado; e o que pode brotar de cada convite nasce da interação da(s) criança(s) com os mesmos. Para isso, acreditamos que a estética e as materialidades fazem toda a diferença! Sabe quando olhamos uma flor bonita e ela nos traz um bem estar, um sentimento bom? É sobre essa estética, que mora nos pequenos detalhes, que gostamos de pensar. Quando preparamos um ambiente pensamos na sensibilização para o belo e priorizamos materiais naturais. Gostamos de usar materiais não estruturados, pois possibilitam que as crianças usem a imaginação para suas próprias criações. O Aldeia das Crianças, ainda, é um espaço de constante formação para os adultos – educadoras, educadores e famílias. Acreditamos que a melhor maneira de educar uma criança acontece por meio da auto-educação e do autoconhecimento. Quanto mais nos conhecemos e tomamos consciência de nossas expectativas, idealizações e julgamentos, melhor conseguimos nos conectar com a(s) criança(s) e enxergá-las em sua essência. Somente podemos oferecer a elas o que estiver integrado em nós; e olhar para nossa criança interior é inevitável. Por fim, temos consciência de nossa responsabilidade com todas as crianças e suas famílias. A ética é a base das nossas escolhas, por essa razão honramos a transparência e a verdade em nossas relações. Buscamos uma relação harmoniosa entre todas e todos da comunidade.

referências

Escolhemos algumas INSPIRAÇÕES e REFERÊNCIAS que nos  apoiam na construção de nossa metodologia: Casa Redonda (Maria Amélia Pinho Pereira - Péo), Pedagogia Profunda (Celine Lorthiois), Educação Viva e Consciente (Ivana Jauregui), Educação Ativa, Maria Montessori, Rudolf Steiner, Emmi Pikler, Carl Gustav Jung, Ana Thomaz, Humberto Maturana.